LOUIS ANTOINE TRAVENOL, O PAI DO RITO ADONHIRAMITA
Louis Travenol, (Louis Antoine Travenol Jr.: Paris 1698 - Paris, 1783), filho do Professor Louis Antoine Travenol e da bailarina Mary Anne Travenol. Ao som do piano de um professor de dança (seu pai) aprendeu os rudimentos do violino. Entretanto, foi com Clérambault e Senaillé que desenvolveu a arte da música, além do domínio do cartunismo.
Relata a historia que Travenol teve que ganhar a vida desde menor idade, embora, antes de 1735 ele ocupava a posição de primeiro mestre de violino e músico do rei da Polônia na corte de Lorena em Lunéville. Em 1739, ingressou e seguiu carreira na Orquestra da Ópera de Paris. Apresentando-se de caráter forte e controverso, com certo talento literário, ele se destacou também como panfletista, considerado um dos melhores de sua época. Na arte literária, ele deixou sua marca na história da França, defendendo a música francesa e combatendo violentamente Voltaire, Rousseau e Mondonville.
Como resultado da reimpressão por Travenol em 1746 de um panfleto de Jacques Bénigne Bossuet, dirigido contra Voltaire e ocasionado pela eleição deste último para a Academia Francesa de Musica, Voltaire travou uma batalha judicial contra Travenol (1746-1747), vindo ocasionar em um incidente contra seu pai (Prof. Travenol) com idade avançado de mais de 80 anos, sendo preso por engano no lugar de seu filho. Depois do incidente, Travenol e seu pai ingressaram com uma ação nos tribunais contra Voltaire, sendo o mesmo processado e condenado a indenizá-los.
Em 1753, ele participou da famosa Querelle des Bouffons. Como defensor da música francesa publicou dois panfletos contra Rousseau (defensor da música italiana) se envolvendo em outra disputa judicial. Com problemas de saúde, Travenol foi retirado da ópera em 01 de abril de 1758, provocando outra série de publicações recriminatórias, uma das quais, dirigida principalmente a Mondonville, que seria um dos diretores do Concerto Espiritual.
A produção literária polêmica de Travenol ofuscou sua atividade como intérprete e compositor, embora ele tenha sido mais do que competente em ambas as esferas. Ele compôs e regeu a música para sua ópera, além de produzi-la e organizar a orquestra sinfônica em 31 de março de 1750, no Grande Concerto Espiritual de Paris.
Como escritor contribuiu muito a maçonaria especlativa. Foram inúmeras obras produzidas por Louis Travenol, dentre as mais conhecidas: Catechisme Des Francs-Maçons: Précédé d'un Abrégé de l'Histoire d'Adoniram, Architecte du Temple de Salomon (1738-1748); com sua primeira impressão em 1740. A primeira apresentação de sua obra aos maçons europeus foi através da ópera e cartunismo.
As obras literárias de Travenol foram fontes inspiradouras para os novos maçons e escritores e maçons que estavam por vir nas geraçoes seguintes. Podemos até citar moçons que tevem influência nas obras de Travenol, como por exemplo: Duque de Orleães (Louis Philippe Joseph d'Orléans: 13 de abril de 1747, (Saint-Cloud - 6 de novembro de 1793, Paris); Dom Pernety (Antoine Joseph Pernety: 23 de fevereiro de 1716, Roanne - 16 de outubro de 1796, Avinhão); Martinez de Pasqually (Jacques de Livron Joachin de la Tour de la Casa Martinez de Pasqually: 1727, Grenoble- 20 de setembro de 1774, São Domingos); Barão de Tschoudy (Théodore Henry de Tschoudy: 21 de agosto de 1727, Metz - 28 de maio de 1769, Pariz); Pilert (Jean Baptiste Pilert: 27 de junho de 1717, Valônia, Bélgica - 25 de janeiro de 1791, Paris); Guillerman de Saint-Victor (Louis Guillerman de Saint-Victor: 1735, Paris -1803, Paris); Barão de Ditfurt (Franz Dietrich von Ditfurth: 01 de maio de 1738, Dankersen, Minden, Alemanha - 30 de março de 1813, Weser, Alemanha); Barão de Hund (Barão Karl Gotthelf von Hund: 11 de setembro 1722, Altenburg, Alemanha - 8 de novembro de 1776, Meiningen, Alemanha); e tantos outros maçons da europa.
A partir da publicação de Travenol em 1744, a maçonaria não seria mais a mesma, a duvida, a busca pelo aprendizado e conhecimento ficou marcado nas obras desse grande perssonagem: "Sua Verdade não é minha Verdade".
Até os dias atuais os maçons tem duvidas quanto o personagem do Terceiro Grau:: Adonhiram, o Administrador da Casa de Salomão, homem de sua confiança; Hiram, o Ferreiro, estranho ao Rei e naquelas terras. Qual personagem poderia ter sido o administrador do Templo de Salomão? O Arquiteto já é sabido, está descrito no Livro da Lei: "JEOVÁ"
A título de curiosidade, Travenol assinava suas obras mais polemicas com um pseudônimo (atualmente nome histórico no Rito Adonhiramita) de Abade Leonard Gabanon.
Musica/Opera:
"La raie" (Paris, 1728)
Les petits maisons, (Paris 1732)
Vous riez de notre délire, vaudeville (Foire St Germain, 1732)
La Fierté vaincue par l'Amour, cantate à voix seule et simphonie suivie d'un petit divertissement (Paris, 1735)
Premier livre de 6 sonates a violon seul avec la basse continue (Paris, 1739)
Première suite de simphonies pour violons, flûtes, hautbois (Paris, vers 1750)
Literatura:
Catechisme Des Francs-Maçons: Précédé d'un Abrégé de l'Histoire d'Adoniram,
Architecte du Temple de Salomon – (Israel e Paris, 1744-1748)
Arrest du conseil d'état d'Apollon (Paris, 1753)
with J.-B. Durey de Noinville: Histoire du théâtre de l'Académie royale de musique en France (Paris, 2/1757/R)
La galerie de l'Académie royale de musique (Paris, 1754)
Requête en vers d'un auteur de l'Opéra, au prévôt des marchands (Paris, 1758)
Les entrepreneurs entrepris, ou Complainte d'un musicien opprimé par ces camarades (Paris, 1758)
with L. Mannori: Mémoire pour le sieur Travenol, ex-musicien du roi de Pologne … contre le sieur Mondonville, ex-musicien du roi, le sieur Caperan, ex-musicien de l'Opéra, et la Dame Royer, tous trois entrepreneurs et directeurs du Concert Spirituel (Paris, 1758)
Oeuvres mêlées du sieur , ouvrage en vers et en prose, contenant des remarques curieuses … sur la lettre de J.-J. Rousseau contre la musique françoise (Amsterdam, 1775)
Académie Royale - Histoire du théâtre de l'Académie royale de musique en France
depuis son établissement jusqu'à présent - Jacques-Bernard Durey de Noinville - Louis-Antoine Travenol - Duchesne - 1757
Comentarios